PAPEL DE PAREDE - CIDADE SELVAGEM
Intervenção artístico-editorial.
Paris, 2022
Curadores: Gabi Bresola e Marcos Walickosky
PAPEL DE PAREDE é uma proposta curatorial de Gabi Bresola e Marcos Walickosky para ocupar a parede do studio 8123 na Cité Internationale des Arts, em Paris. Com a participação de mais de 80 artistas que pensam e produzem trabalhos impressos a partir de diferentes pontos do Brasil, a proposta tinha como premissa o uso do formato gráfico padrão, a impressão em preto e branco, e a presença da palavra, na sua habilidade de se passar por literatura, bandeira, manifesto, reclame, pedido, declaração, anotação, narrativa, recado, desenho de letra, panfleto, papel.
Elaborada em parceria com a artista indígena Rosa Peixoto, Cidade selvagem é uma combinação múltipla de sua fala-manifesto sobre o modo não indígena de viver nas cidades, apresentada em três diferentes línguas: português, francês e tukano – língua materna de Rosa.
A combinação infinita dos três cartazes, escritos nas diferentes línguas, tensiona o gesto da tradução, explorado aqui em sua potência de criar equívocos, conexões, avizinhamentos e trânsitos entre mundos.