top of page

MARGENS DE 22:
PRESENÇAS 
POPULARES

Em cartaz entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 no Sesc Carmo, em São Paulo, a exposição Margens de 22: presenças populares reuniu materiais históricos e obras atuais de forma a reconstruir, de maneira mais ampla e inclusiva, o ambiente urbano e cultural que se apresentava durante – e à margem – da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos nos dias atuais. Além de oferecer imagens documentais e artísticas sobre a população negra e suas relações com a cidade e outras comunidades urbanas, a exposição destacou a multiplicidade de autores negros que nos legaram imagens, textos e músicas que dão conta da diversidade de percepções e vivências que compõem a vida coletiva na capital paulista.

 

Partindo da ideia de multiplicidade de experiências encontradas em um percurso pela rua, a identidade visual da exposição se configura um território gráfico que dialoga com as temáticas abordadas pelo conjunto de obras. Junto com uma paleta de cores inspirada pelas religiões de matriz africana, a tipografia utilizada materializa a ideia de movimento, ritmo e diversidade, destacando a inventividade da vida urbana periférica que emergia durante a modernidade paulistana.

 

Com uma forte presença das múltiplas variações da tipografia principal aliadas à configuração dos parágrafos que derivam, se encaixam e se movimentam, o projeto gráfico do catálogo procurou inspirar tensões e atravessamentos entre textos, obras e arquivos, imprimindo nas páginas a sensação de um percurso tortuoso pelas ruas da fervilhante São Paulo do início do século 20. A capa, dourada, envelopa o material trazendo a riqueza da festa e do sagrado que atravessam os ritos das comunidades negras.

Identidade visual da exposição e projeto gráfico dos materiais impressos.

Sesc Carmo, São Paulo, 2022

Curadoria: Alexandre Araújo Bispo, Joice Berth e Tadeu Kaçula

Colaboração: Marcus Deusdedit

bottom of page