SERES-RIOS
Falar sobre rios é falar sobre seres, matérias, encantamentos, violência, vida e morte. É falar sobre o duo natureza e cultura que tanto tentou se apartar, mas que resiste em manifestos e festas. E pensar em rios no território das Minas e das Gerais é consagrar o maior número de bacias hidrográficas do país, onde abrigam-se nascedouros e grandes rios que seguem Brasil adentro e rumo ao Atlântico, abastecendo aquíferos e, por que não, imaginários de um mundo abundante.
O livro continua o diálogo promovido pelo Seres-Rios Festival Fluvial (seresrios.org), navegando por diferentes bacias hidrográficas do território das Minas Gerais, registrado através de uma série de imagens, cantos, pensamentos e vozes. Em suas páginas, trazemos a estética, a política, a festa, a imagem, o som e o conhecimento que nascem ao redor dos rios – conteúdo que busca ampliar o chamado levantado por todas as gentes, humanas e não humanas, cujas vidas se constroem em comunhão com as águas fluviais, sejam elas urbanas, rurais ou florestais.
Organização; coordenação editorial; preparação de textos; projeto gráfico e produção gráfica.
Belo Horizonte, 2021
Organizadores: Bernardo Esteves, Felipe Carnevalli, Gabriela Moulin, Júnia Torres, Marcela Bartelli, Paula Lobato e Wellington Cançado
Projeto gráfico: Rafael Amato
Clique aqui para baixar e ler o pdf do livro na íntegra.