TAIB: Uma
história
do teatro
Com organização da Casa do Povo, Goma Oficina e Narrativa Um, o livro TAIB: uma história do teatro reúne textos inéditos e uma densa pesquisa histórica e iconográfica para contar uma das mais singulares histórias de um célebre teatro paulista. Conhecido como TAIB, o Teatro de Arte Israelita Brasileiro, localizado no subsolo da Casa do Povo em São Paulo, foi atravessado por décadas e gerações. Inaugurado em 1960, já foi considerado um dos mais importantes palcos da cidade, acolhendo alguns dos mais celebrados grupos e experiências teatrais encenadas em São Paulo nas décadas de 1960 a 1980.
A origem e a manutenção do TAIB e do teatro ídiche estão ligadas a uma comunidade essencialmente em movimento (desterritorializada e em trânsito), e se tornaram uma referência de vinculação e pertencimento, criando contornos de uma nação. Ao mesmo tempo que podem ser considerados um patrimônio dessa comunidade, sua existência está ligada não a uma ideia rígida de memória, mas de ação, agência e movimento.
A partir do desejo de acolher a centralidade das múltiplas ideias de movimento intrínsecas à representação do teatro ídiche e do TAIB, o projeto gráfico do livro buscou articular o passado de efervescência deste teatro singular, mostrando, no entanto, que essa memória não só ainda está pulsante, como nos aponta para diversos futuros.
Identidade visual e projeto gráfico.
São Paulo, 2023
Organização: Casa do Povo, Narrativa Um e Goma Oficina
Colaboração: Emir Lucresia
Clique aqui para baixar e ler o pdf do livro na íntegra.