VOZES INDÍGENAS NA SAÚDE
Coordenação editorial e projeto gráfico, em parceria com PISEAGRAMA.
Rio de Janeiro, 2022
Organizadores: Ana Lúcia Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos
Clique aqui para baixar e ler o pdf do livro na íntegra.
Realizado em co-edição entre a PISEAGRAMA e a Editora Fiocruz, Vozes Indígenas na Saúde: trajetórias, memórias e protagonismos é uma coletânea de depoimentos de lideranças indígenas de diversos povos e regiões do Brasil.
O livro reúne temas, eventos e situações sociopolíticas que resgatam a história e as particularidades da atuação do movimento indígena e seu protagonismo na formulação e da implementação da atual política de saúde para os povos indígenas.
Elaborado pela equipe da Piseagrama, o projeto gráfico do livro partiu da seguinte fala do xamã yanomami Davi Kopenawa: “Verde. Isso representa para nós, povo indígena, o verde, a saúde, o que é prioridade para nós.” Para cada capítulo da coletânea, um tom diferente de verde foi usado, evidenciando a diversidade tanto da floresta quanto dos povos que dela vivem, demonstrando a estreita ligação entre as suas práticas de cuidado e o território. Se há algo que une a enorme diversidade dos povos indígenas no Brasil é a concepção de que saúde é floresta em pé.
Além disso, os textos são acompanhados por desenhos do artista wapichana Gustavo Caboco, que trafegam entre os mundos da medicina indígena e da biomedicina, nos conduzindo, a cada página, pelas muitas confluências e caminhos que os saberes de cura pressupõem.