VOZES INDÍGENAS NO CONHECIMENTO
Coordenação editorial, preparação de textos e projeto gráfico.
Rio de Janeiro, 2022
Organizadores: Coletivo Vozes Indígenas na Saúde Coletiva, Hucitec Editora e Editora Fiocruz
Clique aqui para baixar e ler o pdf do livro na íntegra.
A coletânea Vozes Indígenas na produção do Conhecimento reúne epistemologias, saberes, fazeres e pensamentos escritos pelos próprios indígenas – que organizaram a obra coletiva desde sua concepção, seus objetivos, suas estratégias e sua metodologia.
O protagonismo indígena na produção e divulgação de conhecimentos científicos plurais abre novas perspectivas e possibilidades concretas ao diálogo, ao compartilhamento, à cooperação, à colaboração interétnica e à coautoria, nos colocando a seguinte questão: como pensar um livro acadêmico de autoria indígena?
Entendendo a academia como um lugar histórico de tensão entre os saberes indígenas e os saberes científicos – e a necessidade de não apagar essa tensão, mas de habitá-la –, o projeto do livro tem como ponto de partida uma coexistência entre o espaço do papel e a superfície da pedra, considerando ambos lugares portadores de conhecimento ancestral. Desenhados pelo artista Denilson Baniwa especialmente para este projeto, os petróglifos atravessam os textos de forma fragmentária, conectando os conhecimentos e conformando uma paisagem cosmológica estruturada na tensão entre o pensamento acadêmico e os pensamentos indígenas.